A criatividade na Construção da Imagem Pessoal

A criatividade na Construção da Imagem Pessoal

Cada indivíduo tem sua própria beleza…

Apesar de ter sua origem no termo “visage” – rosto em francês, este envolve áreas como moda, artes cênicas e visuais, educação e medicina, visando valorizar a imagem pessoal através do estudo, percepção e harmonia aplicada a cada biótipo.

Visagismo é o equilíbrio interno manifestando-se de forma personalizada e única… É a arte de fazer desabrochar o belo em todos nós!

É a arte de criar uma imagem pessoal de acordo com a personalidade, as atividades e os princípios do cliente, além das considerações estéticas.

O cabeleireiro possui a capacidade de criar um estilo de corte, enquanto o visagista vai além: cria estilos personalizados. Além disso, observa todos os aspectos da imagem pessoal – cabelo, maquiagem, pele, dentes, vestimentas e acessórios.

Em uma consultoria de Visagismo, o visagista analisará os aspectos físicos – o formato do rosto e das feições, as proporções do rosto e do corpo e a cor da pele – características que indicam o temperamento da pessoa. Analisará o comportamento e a imagem atual, para então, fornecer essas informações ao cliente, o que irá ajudá-lo a refletir sobre si mesmo, e definir o que deseja expressar através de sua imagem. Apontará as suas qualidades e características.

A função do visagista é ajudar o cliente a definir o que deseja expressar, porém, não poderá interferir nessa decisão. Somente a própria pessoa sabe como está utilizando os aspectos de seu temperamento e de sua personalidade, o que precisa ressaltar ou diminuir. Cada indivíduo conhece suas necessidades, suas dificuldades, suas prioridades, seus valores e seu estilo de vida. Tudo isso precisa ser respeitado. Cabe ao visagista definir a solução e traduzir essa intenção numa imagem, sempre com a permissão do cliente.

A consultoria é uma conscientização do que é adequado ou não para seus propósitos e do que é esteticamente agradável. A pergunta nunca é como quer a imagem, mas o que quer expressar. Uma imagem bonita pode ser inadequada. O visagismo tem como prioridade a despadronização da beleza, pois cada pessoa é única com necessidades e prioridades diferentes. Além disso, quando o cliente fica conhecendo suas características físicas, isso o ajuda a perceber o que funciona ou não para ele.

Sem a consultoria, não há visagismo. As tendências indicam como a sociedade está se transformando, porque também expressam valores e princípios. É importante identificar quais são os aspectos das tendências que se encaixam no modo de pensar e agir do cliente.